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    1 de Julho de 2016

    Como avaliar o sucesso do Marketing

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 4 minutos de leitura

     

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    Na era do marketing digital, podemos atuar em diversas frentes. No entanto, se uma iniciativa de marketing não gera um retorno positivo do investimento, algo com certeza está errado. Pensando nisto, vamos lhe dar algumas dicas sobre como identificar estas falhas e corrigí-las.

     

    No meio digital você pode mensurar praticamente tudo, inclusive:

    • Onde os visitantes descobrem seu site

    • Quais conteúdos eles visualizam

    • Quanto tempo eles permanecem em páginas específicas do seu site

    • Quais chamadas-para-ação levam a um maior número de conversões

    • Quais ofertas de conteúdo trazem leads mais qualificados

    • Quais campanhas automatizadas de e-mail trazem mais (e menos) leads para o seu site

    • Quais iniciativas de marketing geram leads que se tornam clientes

     

    E a lista continua em um extenso mar de análises aos dados de marketing. Agora como você combina todas essas informações de modo que elas façam sentido? O que é mais relevante? E mais importante: como utilizar estes dados para realizar mudanças positivas?

     

    Primeiramente, é necessário identificar os problemas que a sua empresa enfrenta na geração de negócios. Estes podem incluir itens como:

    • Falta de conhecimento sobre a empresa por parte do público

    • Prospects comprando de concorrentes inferiores

    • Falta de leads qualificados

    • Desperdício de tempo com leads não-qualificados

    • Ciclo de vendas muito longo

    • Custo-por-clique muito alto

     

    Assim, você deve identificar quais destes problemas tem precedentes e, em seguida, avaliar sua efetividade para resolvê-los.

     

    Considerando a realidade das empresas B2B, que precisam alcançar diferentes metas, existem alguns pontos chaves para iniciarmos a análise.

     

    1. Mensure o crescimento do tráfego do seu site

    O tráfego do seu site está crescendo? De onde os visitantes estão vindo? Quais postagens do seu blog e páginas do site estão atraindo visitantes fora dos mecanismos de pesquisa? Como está a situação do seu site no ranking de buscas do Google para keywords e frases importantes ao seu negócio?

     

    2. Mensure a sua geração de leads

    Dentre os novos visitantes do seu site, pelo menos de 1 a 3% estão sendo convertidos pelo download de algum conteúdo ou preenchimento de formulário? Este é um bom benchmark. Se não, avalie se o seu site está realmente organizado da maneira correta para a geração de negócios. Ele possui caminhos efetivos para conversão? Você incluiu chamadas-para-ação diversificadas, voltadas não só para clientes que estão pesquisando, mas também para aqueles que estão avaliando e quase comprando algo? Quais iniciativas de marketing estão trazendo os melhores leads? Aproveite para analisar quais são os esforços dedicados à geração de leads que não estão se convertendo.

     

    3. Mensure a aquisição de clientes

    Quais iniciativas de marketing geraram leads que se transformaram em clientes? As campanhas de nutrição de leads foram mais efetivas para fechar negócios com o cliente? Algum estudo específico ou whitepaper engajou estes clientes durante sua jornada?

     

    Tire proveito dos seus dados

    No fim das contas, seus dados serão úteis somente se você fizer algo com eles. Constate o que está funcionando e intensifique a atuação. Veja o que não está e aplique estes esforços em outro lugar. Aprimore e fortaleça seu marketing em todos os aspectos e nunca esteja satisfeito. Um bom meio para fazer isso é através das estratégias de Marketing Integrado, onde você pode mensurar todas as suas ações em conjunto, obtendo resultados superiores. Saiba mais baixando nosso ebook gratuitamente.

     

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