A importância do Plano de Marketing para o sucesso de uma estratégia de marketing industrial

13 de Julho de 2017 às 11:48 | Categoria: Plano de Marketing | Carlos Martins

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Antes de começar a pensar nas estratégias de marketing industrial que guiarão as ações da sua empresa, é preciso que você tenha em mente a necessidade de ter primeiro um Plano de Marketing bem definido e em consonância com os objetivos do seu negócio.

O Plano de Marketing é uma importante ferramenta de gestão que serve de base para todas as ações e estratégias a serem realizadas pela sua equipe de marketing, principalmente para a elaboração de campanhas voltadas para a divulgação de produtos e serviços, conquista de novos clientes ou mesmo sua fidelização. 

A função de um Plano de Marketing, na verdade, vai muito além disso ao definir outras questões fundamentais relacionadas à própria natureza da sua marca e funcionamento do negócio: Qual seu mercado de atuação? Quem é seu público-alvo? Quais produtos e serviços você vai oferecer? A que preços? Sua área geográfica de atuação? etc.

Para elaborar um Plano de Marketing eficiente e preciso, é importante que a equipe responsável por sua composição analise tanto fatores internos (produtos, marcas, forças, fraquezas etc.), que influenciam no funcionamento básico da empresa, quanto aos externos (mercados, concorrentes, fornecedores) e macro relacionados ao seu setor de atuação (âmbitos mais amplos como economia, política, jurídico, cultura, demografia, natural e tecnológico).

Conhecer a real situação do mercado é importante para definir os pontos positivos e negativos de sua atuação e estabelecer um cronograma de ações estratégicas a curto, médio e longo prazo.

 

Revise ou faça seu Plano de Marketing

Montar um Plano de Marketing não é algo simples e demanda muita pesquisa, principalmente sobre o mercado de atuação de seu negócio. Também serão necessárias muitas reuniões e discussões para alinhar objetivos e traçar metas que sejam plausíveis com a realidade de seu nicho de mercado. Mas o resultado final é compensador.

Por isso, neste momento, é hora de pensar em contratar um consultor experiente para montar seu Plano de Marketing. Pois a vida corrida nas empresas acaba atrapalhando e impedindo que seu próprio departamento de marketing tenha tempo suficiente para construir um plano eficiente e que contemple tudo que precisa.

Seu Plano de Marketing deve abranger questões mais institucionais, como qual a Visão, a Missão e os Valores da sua empresa, como também pontos mais práticos e com papel definidor para a implementação de qualquer estratégia de marketing industrial: táticas de comunicação com clientes e projeções financeiras para as áreas comercial e de marketing, por exemplo.

Se você precisa de estratégias de marketing industrial matadoras para enfrentar a recessão econômica e a crise que atinge o setor em todo o País, dê o primeiro passo revisando o seu Plano de Marketing ou comece a construí-lo o mais rápido possível.

A Ad Vantage Marketing Integrado possui profissionais capacitados para montar o seu Plano de Marketing e toda a expertise de mais de 16 anos oferecendo consultoria de marketing integrado a empresas que buscam alavancar seus negócios através da Internet. Entre em contato conosco e agende agora mesmo uma consultoria! 

 

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